domingo, 25 de março de 2012

As bases do forró

Oi pessoal!

   Quando estamos dançando, seja o passo complexo ou até mesmo o mais simples, temos certas marcações que mantêm um padrão. Isso acontece porque elas são as bases do forró.
   São conhecidas nove bases:


  • A primeira base: também conhecida como caminhada, é uma das bases mais usadas. Nela, você faz marcações que lembram o andar para frente e para trás.
  • A segunda base: chamado por alguns de abertura, é talvez até mais usada que a primeira. Consiste na marcação em que a pessoa faz aberturas laterais.
  • A terceira base: é um giro, feito na maioria das vezes na volta da primeira base. O giro é feito voltando para trás. Depois de feita, volta para a primeira base
  • A quarta base: assim como a terceira, também é um giro. A diferença é que nesta o giro é feito com direcionamento lateral. Depois de feita, volta para a segunda base.
  • O "foi": é semelhante à terceira base e muitas vezes é considerada como uma variação daquela e não uma base. O giro, em vez de ser feito para trás, é feito para frente.
  • A quinta base: é mais complicada de todas as existentes. Não que seja difícil, mas tem um pouco mais de detalhes. A marcação é como se fosse uma "caminhada lateral". A pessoa continua com o posicionamento frontal, mas marcando lateral. Depois de feito, volte para a segunda base.
   Temos dentre essas nove bases as consideradas bases paradas:
  • A base parada em si, que é a marcação de acordo com o tempo da música mas sem sair do lugar e sem muito "enfeite". É o famoso "dois pra lá, dois pra cá".
  • A sexta base: a pessoa não desloca e o que a caracteriza é a movimentação do quadril de um lado para o outro que é feito de acordo com o tempo da música.
  • A sétima base: também não tem deslocamento. Sua diferenciação é a movimentação do quadril que fica girando em seu eixo.
   Infelizmente não encontrei um vídeo que mostre essas bases, então farei um vídeo para que vocês entendam melhor e postarei.

Beijo da baixinha forrozeira!

2 comentários:

  1. Faz tempo que eu estou procurando um vídeo com essas bases, se vc tiver postado algum Video, manda aí o link? Obg '-'

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que eu estou procurando um vídeo com essas bases, se vc tiver postado algum Video, manda aí o link? Obg '-'

    ResponderExcluir