terça-feira, 20 de março de 2012

Os três estilos de forró

   O forró pode ser dividido em três(03) estilos: universitário, pé-de-serra e eletrônico. Como disse antes, o modo de dançar é praticamente o mesmo, o que muda são os instrumentos usados.
   Vamos às características principais:

   Forró pé-de-serra: esse é o forró tradicional, com a presença de zabumba, triângulo e sanfona. Fazem parte desse estilo: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do pandeiro, entre outros.
   Forró universitário: esse estilo surgiu no final da década de 90 em São Paulo, quando alguns universitários começaram a contratar e criar bandas e trios, acrescentando a lista de instrumentos o violão e o contrabaixo. Não se difere muito ao forró pé-de-serra, sendo visto também como uma atualização. Graças à essa "revitalização" do forró, essa dança está difundida por todo o país. São destaque desse estilo: Falamansa, Bicho-de-pé, Circuladô de Fulô, além dos tradicionais e de muitas outras bandas.
   Forró eletrônico: surgiu no início da década de 90, com a implantação de elementos eletrônicos ao grupo de instrumentos, entre eles o teclado, a guitarra e a bateria. É considerado pelos admiradores do forró tradicional como algo brega, apesar de ter atraído bastante pessoas. São exemplos: Mastruz com leite, Aviões do forró, Calcinha preta...

Os estilos universitário e pé-de-serra são bem parecidos e, particulamente, prefiro eles.

Beijos da baixinha forrozeira!

Um comentário: