quarta-feira, 21 de março de 2012

Os ritmos do forró

Oi pessoal!

   Já perceberam que as músicas, quando vamos dançar, nos pedem que dancemos em uma frequência, uma "velocidade" diferente? Isso acontece por causa dos diferentes ritmos que existem dentro do forró. Vamos aos mais conhecidos:
   Xote: chegou ao Brasil graças as polcas portuguesas. É um ritmo binário ou quartenário. É conhecido como aquele ritmo que se dança com mais tranquilidade, lento.
   Forró: esse ritmo é mais conhecido como o "meio termo". Não é nem tão lento e nem tão rápido.
   Baião: É o ritmo que segue uma escala de dó a dó. Sendo bastante comum durante o século XIX, é conhecido como o ritmo rápido.
   Xaxado/Arrastapé: xaxado, ou arrastapé, era uma dança muito praticada por cangaceiros e, por muito tempo, considerada uma dança masculina. O nome veio do barulho que as sandálias fazem ao serem arrastadas no chão enquanto dançam.
   Lamento: O lamento, muitas vezes confundido com o xote, é um ritmo lento e que tem em sua letra de tema triste, trágico.

   Esses são os mais conhecidos, tendo outros como o maracatu e o coco. Esses nomes são usados por professores de dança para reunir as músicas com "velocidade" semelhantes, sendo que, se for analisar o modo de tocar, isso pode ser mudado.

Beijo da baixinha forrozeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário